terça-feira, 29 de maio de 2012

A Tiro de Canhão. (Crónica)


Sporting 2-1 Metalist

51' Izmailov
64' Insúa
90+3' Cleiton Xavier (g.p.)
Vendo a exibição que estava a fazer até sofrer o golo até pensei pra mim, Patrício, és tramado, vais dar o penalty ao rapaz só pra poder defendê-lo e depois dizer "NA MINHA CASA NÃO C***LHO!"". No entanto não se verificou e temos de nos contentar desta vez, "apenas" com a meia dúzia de defesas impossíveis do costume.
+++
Muito mais contido no jogo ofensivo que de costume muito por culpa de Taison que tem muito futebol naqueles pés. Apesar dos trabalhos que passou para deter o Brasileiro acabou por fazer uma exibição globalmente positiva.


+
O capitão é o fantasma do Sporting, raramente damos por ele mas de vez em quando causa-nos uns cagaços descomunais, não desta vez, desta vez a assombração pairou sobre as cabeças ucranianas. Fez um grande jogo, é o Polga que me tenho habituado a ver este ano.


+++
Vou abrir agora o notepad e escrever "Grande jogo do Xerife, intransponível por cima, por baixo e pelos lados, rápido e assertivo, não me lembro de ter perdido um duelo" assim evito ter de escrever a mesma coisa TODAS AS CRÓNICAS.


+++
Defensivamente competente como sempre. Ofensivamente, uma locomotiva, ver o argentino a correr pelo flanco adiante faz-me estranhar o relativo bom estado do nosso relvado. Normalmente quando um tractor começa a lavrar, a terra começa a revirar. Se calhar esqueceu-se de baixar o arado.


+++
Na primeira parte viu-se grego para travar a posse de bola dos ucranianos muito por não estar a ser ajudado. Tudo mudou na 2ª parte onde a sua influência cresceu juntamente com o número de cortes providenciais que fez.


++
Não se deu bem com o estilo de jogo do Metalist, apesar de ter dado uns pozinhos da sua graça nunca teve a influência a que nos tem habituado nem ofensivamente, nem defensivamente onde ajudou pouco Carriço.


+-
Os pés do nosso Czar são como o melhor spa para bolas de futebol, a redonda sai sempre de lá tão bem tratada que até tenho pena dela por não poder ficar eternamente na posse do Russo. Especialmente depois do intervalo a maneira cerebral como conduzia quase todas as jogadas de ataque deu-me um gozo descomunal. O golo foi de rato, os passes e rasgos foram de mestre. É o nosso homem dos sete instrumentos.
+++
Sou sincero, depois da primeira parte temi que fosse um daqueles jogos que o Crá passa tão ao lado que quase se afoga debaixo do teleférico do Parque das Nações, puro engano, era só um caso de lag colectivo. Na 2ª parte as coisas foram ao sítio e o Mago começou a dar água pelas barbas aos caceteiros... Perdão, defesas do Metalist. O golo que quase marcava de livre directo era mais que merecido.
++
Hoje li num dos jornais desportivos que Capel é o jogador com mais faltas sofridas na liga Europa, disse pra mim: "Obrigadinho oh marmelos. Nem a floresta da Amazónia leva tanta lenha como ele!" Mais incrível do que este rapaz ainda se aguentar de pé foi a classe com que HUMILHOU o capitão do Metalist no lance do um zero, se eu fosse o pai de Diego invadia o campo, dava-lhe um cachaço e obrigava-o a pedir desculpa ao adversário. O cruzamento para golo foi então apenas uma extensão da classe que o espanhol entrega a cada lance.
+++
Esteve bastante apagado, no entanto não acho que tenha feito uma má exibição. Foi um dos que mais porrada levou, fartou-se de dar que fazer aos caceteiros (desculpem, defesas) contrários e de tentar combinar com os alas. Saiu prejudicado também por ter tido muito pouca bola.


+-
Sem ter feito uma exibição nem de perto tão boa como no jogo anterior acabou por cumprir as suas funções, ainda que num nível inferior a Carriço o que fez a equipa encolher-se bastante.


+
Tentou sair pra cima dos ucranianos mas as coisas não lhe saíram da maneira que queria, no fundo não jogou mal mas também não deu a acutilância que a equipa lhe pedia.


+-
Voltou a ser traído pela sua "verdice". André, regra 1 do futebol: Se podes sacar um penalty saca-o. Regra 2: Se podes rematar remata. Tivesse o Peruano seguido uma destas regras e tinha facturado depois de partir os rins à parelha defensiva ucraniana.


+


MVP: Insúa

De cada vez que me lembro que este moço veio a custo zero até se me arrebenta uma veia. A raça, qualidade técnica e inteligência que impõe a cada lance que disputa deixam-me sempre com um sorriso de orelha a orelha. É um prazer ver este rapaz a jogar e espero sinceramente que fique por cá muitos e gloriosos anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opinião, mas com educação.