sábado, 22 de setembro de 2012

Marcha-Atrás Rumo ao Precipício (Crónica).


Sporting 0-0 Basileia


Mais uma noite a rapar frio. Hoje em dia actua mais como libero que como Guardião da equipa. Pelo menos assim é do jeito que melhora o jogo de pés, já la diz o povo, “Não vai a bem, vai a mal”.


++
Continua a ser um elemento em alta rotação na equipa. Aproveitou o pouco trabalho defensivo que teve para ser mais extremo que lateral, pena os cruzamentos eu só tiveram 2 destinos, o Guardião suíço ou o quintal da vizinha, de resto, impecável (como é habito).


++
Saiu um canibal entrou outro, a diferença é que o holandês comia adversários vivos, este brasileiro deve comer só carne de burro. Só assim se explica a forma como a perdida de bola e consequente pantufada que mandou nu Suíço. Central a serio tem de estar sempre com um olho no asno e outro no cigano, Xandão distraiu-se, lá terá de andar a pé uns tempos.
-
Pode ter as suas paragens de relógio ocasionais (como quando leva um amarelo a abrir o jogo por uma falta que nem um escolinhas cometia) mas continua a ser o vice-rei dos centrais do Sporting, nesta partida promovido a regente por falta d’ “O Grande Chefe”. Sempre certinho.

+++
É certinho é defender o que é bom, mas sempre que o vejo no ataque fico com um grande sentimento de “perolas a porcos”, sempre que ultrapassa o meio campo parece que ganha um conjunto de olhos extra, uns que conseguem ver para alem do obvio e isso no futebol é decisivo. Desperdício.

++
A missão de Gelson é a mais pura e simples do futebol, onde está a bola é pra estar Fernandes também e isso ele cumpre a risca, 90 minutos de pressão (nem sempre bem feita obvio) sobre o adversário. Enquanto os colegas iam a passo ele ia em corrida, a secção de atletismo do Sporting chamava-lhe um figo, a de futebol também não fica mal servida.

+++
Foi alternando entre o razoável e o medíocre enquanto esteve em campo, chegou-se mais à frente no terreno e apareceu mais vezes em zonas de perigo numa delas em posição sagrada para marcar, achou por bem mandar a bola rumo à segunda circular, são ideias.

+
Está marcado, amanha mesmo me vou dirigir à secção de pneumologia do São João a ver se eles tem pra la uma mascara de oxigénio a mais para o czar. Damo-la a Sá para ter no banco, e para dar uma ventiladas ao Izma ao intervalo porque se o russo durar 90’ minutos ao nível que dura 45’ é meio caminho pra sairmos do fosso.

+++
Bem, já que estou no hospital para o Czar se calhar também dou um salto à neurologia pra caçar um cérebro novo para a Culebra. Miúdo, os jogos não duram meia hora sabes? Não chegam trinta minutos de dinamite pra compensar outros 70 (ou semelhante) de pólvora seca, é insuficiente.

+
Rodriguinho práqui, fintinha prácolá. O típico jogo de Capel que muitos Sportinguistas começam a desgostar. Eu, admito que ainda não cheguei lá, continuo a gostar de ver o espanhol a arrancar por la fora até invariavelmente levar nas canetas. A técnica que tinha a época passada está lá na mesma, agora só é preciso reencontrar a eficácia desaparecida.

+
Lutou muito e lutou sozinho como é já costume nesta equipa de marcha-atrás. A luta e a entrega ninguém lhas tira, mas e os golos?! Esses que era o que queríamos não apareceram desta vez. Talvez na próxima.

+
Voltou a posição que os Sportinguistas já consideram tabu para si. No entanto sentiu-se em casa, foram quase 50 minutos de excelente jogo defensivo e mesmo com 10 ainda apareceu a rematar decidido à baliza do suíço. Muito positivo.

++
Calçar as botas de Izma não é pêra doce, Martins entrou com essa missão e até não se portou mal, continuou a dar dinamismo à equipa apesar de reduzidos a 10.

++
Pouco tempo para mostrar serviço, ainda assim juntamente com Martins conseguiu que o jogo ofensivo Leonino, que estava há tanto tempo cadáver que já cheirava mal, anda desse uns espasmos post-mortem.

+



MVP: Gelson Fernandes

Se Izma durasse nem que fossem 50 minutitos, teria o título de MVP vitalício garantido. Não é o caso infelizmente, e o Czar estoura aos 45, já Gelson, esse corre os 90 e ainda lá ficava de noite a fazer as marcações do campo se fosse preciso. Eu sempre digo: Futebol = Fisico + Vontade + Talento, Fernandes pode não ter a 3ª parcela em grande quantidade, mas as outras compensam que se fartam.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opinião, mas com educação.